“Retiro de Carnaval acontece em 5 locais simultaneamente e reúne cerca de 2 mil jovens”

“Retornai ao Primeiro Amor” foi o tema dos retiros de carnaval de nossa Arquidiocese.

Os jovens da Arquidiocese de Sorocaba puderam participar de Retiros de Carnaval que se espalharam por várias dioceses entre os dias 10 e 13 de fevereiro. O tema, que está em Apocalipse 2; 4, permitiu lembrar que Jesus é o nosso primeiro amor e que mesmo estejamos no mundo e com inúmeros pecados, Ele está a nos esperar com Seu imenso amor e misericórdia.

Sorocaba

O Retiro de Carnaval 2018 de Sorocaba que aconteceu na Casa de Retiro Sagrada Família foi marcado pela presença do Espírito Santo, onde muitos jovens saíram de lá renovados através do amor de Deus.

Foto: Ministério Jovem Sorocaba

Durante os quatro dias, os 750 participantes e servos puderam rezar o Santo Terço, adorar a Jesus no Santíssimo Sacramento, conhecer a Palavra de Deus através das pregações e louvar a Deus com orações e também com músicas de animação.

Em todos os dias, os jovens participaram da Santa Missa que foram presididas pelos sacerdotes de nossa Arquidiocese. O primeiro dia do retiro foi iniciado com a Missa que foi presidida pelo padre Rodolfo Morbiolo, no domingo pelo padre Thiago Queiroz Alves, segunda-feira o Dom Júlio foi quem celebrou a Santa Eucaristia e na terça-feira, finalizaram o retiro com a Missa celebrada pelo padre William Coimbra.

As pregações foram feitas com temas que envolvem muitas questões dentro do dia-a-dia do jovem. No sábado, o Antonio Marcos tratou com os jovens sobre o pecado, mas que Jesus nos enche com a Tua glória, após a Gabriela em sua pregação no fez lembrar que fé não é apenas sentir, mas a fé também é saber, e o dia se encerrou com o show da banda Moriá.

No domingo, as pregações foram por conta da Raquel Bergamin, Gabriel Marcondes e com o Alex Paulo, e para finalizar o segundo dia foi realizado um momento de adoração.

Na segunda-feira, a primeira pregação foi feita por Daniel Fraga com o tema “Se o sexo está na sua cabeça, coloque a verdade no seu coração”, onde os jovens puderam compreender melhor sobre a afetividade e sexualidade. Depois tiveram duas pregações com  Patrícia Neres abordando o tema “Fala, Javé, que o seu filho ouve”, que nos fazia refletir de nós não escutamos com facilidade aquilo que o Senhor tem a nos falar e para que possamos ouvir a Sua voz, devemos ter intimidade com Ele. E o dia se encerrou com o show da Banda Kyrios Reggae.

No último dia, a primeira pregação foi feita pela Bruna, atual coordenadora do MJ Sorocaba, ela falou sobre o Projeto de Vida Pessoal. Depois tivemos um momento de testemunho, onde  Vinícius partilhou conosco sobre sua vocação. O dia foi encerrado com a Santa Missa e a gravação do flash mob.

Fotos: Ministério Jovem Sorocaba

Piedade

O Retiro de Carnaval de Piedade foi realizado no Pátio do Divino e contou com 11 pregações e quatro Santas Missas; e pelas noites foram feitos um momento de Via Sacra encenada, Adoração ao Santíssimo Sacramento e Luau Mariano. Em todos os dias, os jovens foram recebidos com uma calorosa acolhida, em seguida, juntos rezavam o Santo Terço.

Foto: Ministério Jovem Piedade

No sábado, o início foi com a pregação conduzida pelo Henri, com o tema “Vede que manifestação de amor nos deu o Pai: Sermos chamados filhos de Deus”; em seguida tiveram a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Julio, Arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba. Ainda tiveram mais duas pregações, uma com o Seminarista Julian Camargo e por  Mateus Bortollini.

Pela noite, aconteceu a  encenação da Via Sacra, com um momento de Cura e Libertação, conduzido por  Adriana Soares e Tatiane Baptista.

Foto: Ministério Jovem Piedade

No domingo, a pregação começou com o Padre Gevanildo Torres, da Comunidade Canção Nova (sede de Curitiba), ele tratou com os participantes o tema de “Ao vencedor, darei um novo nome”, em seguida tiveram a celebração da Santa Missa que foi presidida pelo Padre Julio César, atual Pároco da Matriz Nossa Senhora da Piedade. A pregação passou a ser com a Rosane, da Comunidade Canção Nova, que falou dos temas “A Palavra de Deus e o Testemunho de Jesus Cristo” e “Um grande sinal apareceu no céu: Uma mulher vestida de Sol”; ao cair da noite, a Adoração ao Santíssimo Sacramento deu encerramento ao dia.

 

Na segunda-feira, a pregação da manhã foi feita pelo Padre Gevanildo, retratando o tema “Afetividade e Sexualidade: Se o sexo está na minha cabeça, coloque a verdade no seu coração”, após isso, tiveram a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Luciano Abes, Pároco da Matriz Sagrado Coração de Jesus; e tiveram uma visita especial do Diretor Espiritual da Renovação Carismática da Arquidiocese de Sorocaba, Padre Thiago Queiroz, que conduziu um momento de oração. Na parte da tarde, Padre Gevanildo pregou sobre as Famílias, e a última pregação do dia foi com o Alex Paulo, de Sorocaba, que falou sobre o tema “Tudo posso, mas nem tudo me convém: buscando um novo sentido para a vida”; o retiro se encerrou com um Luau Mariano.


Foto: Ministério Jovem Piedade

E na terça-feira, data de encerramento do retiro, a pregação da manhã foi com o Alex, que falou sobre “Fale Iahweh, que teu servo te escuta”; a celebração da Santa Missa foi presidida pelo Padre Gevanildo e co-presidida pelo Padre Willian Coimbra, vigário da Matriz Nossa Senhora da Piedade. E a última pregação do retiro foi feita pelo Daniel Fraga, ex-coordenador do Ministério Jovem da Arquidiocese de Sorocaba, que falou sobre o “Plano de Vida Pessoal”.

O Retiro de Carnaval de Piedade no ano 2018 pode ser representado como um grande momento de cura, o que os servos podem dizer que a cura foi vista nos quatro dias em cada um dos 400 jovens e adultos que ali passaram.

 

Araçoiaba da Serra

O primeiro dia do RDC18 foi iniciado com a Santa Missa celebrada por Padre Ricardo, que teve seu primeiro encontro em um retiro de carnaval. Logo em seguida, iniciaram as pregações com Jhon Fabian, que partilhou sobre o quanto Deus nos ama. Foi um dia repleto de bênçãos e graças, com adoração e momentos voltados para a cura interior. O dia foi encerrado com a presença da Banda Kyrios Reggae que levou os jovens a louvarem a Deus através de muita música.


Foto: Ministério Jovem Araçoiaba da Serra

No começo do segundo dia, os jovens foram levados a ter um encontro único com Nossa Senhora. Depois formaram diversas equipes, cada uma com o nome de um santo, e em alguns momentos do dia fizeram dinâmicas. Tiveram a presença do Seminarista Julian pregando e também nesse dia confeccionaram a camiseta do RDC 18, cada grupo com sua cor de identificação. Aconteceu a Santa Missa com o bispo Dom Júlio e foi encerrado com uma pregação voltada para cura interior, um lindo momento de adoração e a peça de teatro “O Presente” apresentado pelo Ministério Enviados de Deus.


Foto: Ministério Jovem Araçoiaba da Serra

O terceiro dia foi cheio de bênçãos, diversão e muita oração com a dinâmica com balões de coração que representava o próprio coração do jovem. As pregações foram feitas pelo pregador Vinícius da cidade de Salto de Pirapora, os jovens tiveram momentos únicos de encontro com o Senhor e com Nossa Senhora e o mais marcante nesse dia,  foi o baile no Espírito, onde a partir da dança também podiam ter momentos de oração.

Setor Castelo

Cerca de 400 jovens participaram do Retiro de Carnaval Setor Castelo, realizado na cidade de Tietê. O Setor Castelo é composto por seis cidades que fazem parte da Arquidiocese de Sorocaba, sendo elas: Porto feliz, Boituva, Iperó, Cerquilho, Tietê e Jumirim.


Foto: Ministério Jovem Setor Castelo

No sábado, o retiro foi iniciado com a Santa Missa na parte da tarde e em seguida tiveram uma pregação com o Antônio da cidade de Salto, que trouxe o tema: “Vede que manifestação de amor nos deu o Pai: sermos chamados filhos de Deus” (Amor de Deus – Cf 1 Jo 3,1) e logo após foi realizado um momento de cura interior, que foi conduzida pela Coordenadora da Arquidiocese de Sorocaba, Adriana Rossi.

Já o segundo dia, a primeira pregação ficou por conta do Anselmo Neto de Sorocaba, que trouxe o tema: “Jesus Cristo, Aquele que nos ama e nos lavou de nossos pecados com seu sangue” (Pecado e Jesus Salvador – Cf Apo 1, 5b), após sua pregação, ele conduziu um momento profundo de renúncia aos pés da Cruz, com o Santíssimo. A segunda pregação do dia foi feita pelo Nilson de Tietê, com o tema: “Segura com firmeza o que tens, para que ninguém tome tua coroa” (Fé e conversão – Cf, Apo 3, 11). Motivados e conduzidos pela pregação, foi realizado a apresentação de um teatro com o ministério de artes da cidade de Cerquilho.

O terceiro dia foi marcado já pela manhã, com a palavra que o Carlos de Americana, trouxe aos jovens “A palavra de Deus e o testemunho a Jesus Cristo” (Perseverança: Viver de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo – Cf Apo 1,2). A segunda pregação foi conduzida pela Iriana de Boituva e trouxe o tema: “Um grande sinal apareceu no céu: Uma mulher vestida de sol (Cf Apo 12,10)”.

Foto: Ministério Jovem Setor Castelo

Depois da oração seguida da pregação anterior, foi separado as meninas dos meninos e aconteceu o Workshop com o tema: “Afetividade e Sexualidade: Se o sexo está na sua cabeça, coloque a verdade no seu coração”. O momento foi conduzido pelo casal da cidade de Boituva, Ronaldo e Susi.

O nosso último dia de retiro foi marcado com a pregação pela manhã realizado pela Patrícia de Sorocaba, cujo tema foi: “Fala Javé, que teu servo te ouve” (1 Sam 3,1 -10). A última pregação desse encontro de quatro dias ficou por conta do Rondinele de Boituva, com o tema: “Plano de vida pessoal” (Apo 2,4-7).

O retiro foi encerrado após o almoço, com os testemunhos dos jovens que puderam nesses dias experimentar e sentir o primeiro amor, aquele amor puro e único: o amor de Deus.


Foto: Ministério Jovem Setor Castelo

Votorantim

Em Votorantim, o retiro de carnaval foi realizado na Chácara Santa Helena, por quatro dias diversos jovens envolvidos pelo amor de Deus e dispostos a viver um carnaval diferente.

No primeiro dia os jovens foram recepcionados pela Promoção Humana e seguiram para um momento com a Virgem Maria rezando o Santo Terço seguido da Missa de Abertura, celebrada pelo Padre Thiago da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Foi possível sentir o amor de Deus e a alegria da juventude carismática nesses dois primeiros momentos que logo depois sucederam-se animações, em que muitos louvavam e dançavam.


Foto: Ministério Jovem Votorantim

O tema da primeira pregação foi: “Vede que manifestação de amor nos deu o Pai: sermos chamados filhos de Deus”, ministrada pelo Henri Arida. Em seguida, mais louvores, com corações repletos Desse amor, e mais uma pregação do Felipinho de Araçoiaba, com o tema “Jesus Cristo; Aquele que nos ama e nos lavou de nossos pecados”.

No domingo, Clayton Machado pregou sobre “Fé e conversão” e conduziu uma oração para que os que estivessem ali presentes pudessem efetivamente escolher o caminho de Cristo.


Foto: Ministério Jovem Votorantim

A Santa Missa realizada na parte da manhã pelo Padre Alex, cativou os jovens. Procedeu ao almoço, e um momento de espiritualidade. Os carismáticos oravam em línguas e entravam em grande intimidade com o Espírito Santo. Assim, realizou-se o momento do pastoreio, na qual foram divididos grupos de diferentes paróquias, por toda a Santa Helena e nesse momento os jovens foram convidados a participar de grupos de oração e a viver a caminhada pós retiro de carnaval, através de orações e momentos de partilha, durante a tarde, o show do Levada do Alto contagiou o louvor pela dança e puderam estar na presença de Deus.

O Retiro de Carnaval em nossa Arquidiocese foi um lugar onde os jovens puderam de fato sentir o amor de Deus, e retornaram ao primeiro amor!

 

Confira tudo sobre os Retiros de Carnaval acessando as páginas:

MJ Sorocaba

MJ Piedade

MJ Araçoiaba

MJ Setor Castelo 

MJ Votorantim

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *