Juventude responde ao que a Igreja pede!

Ministério Jovem da Arquidiocese de Sorocaba em unidade com todo o estado de São Paulo promove Encontro de Formação Missionária!

Nos dias 22 e 23 de julho de 2017, na Casa de Retiro Sagrada Família em Sorocaba-SP, aconteceu o Encontro de Formação Missionária que reuniu cerca de 120 jovens de toda a Arquidiocese com o objetivo de se formarem, com a visão do que é missão, e de tudo oque ela abrange, do verdadeiro “ser missionário”.

O Encontro teve início com o santo terço e um momento de oração.  A primeira formação com o tema “O Encontro Fascinante” com o formador Luiz Souza (Secretário geral da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Sorocaba e membro do núcleo estadual do Ministério Jovem). Que nos recordava de como foi o nosso encontro fascinante com Jesus, das sensações que tivemos, que a partir desse encontro temos que lembrar de que não podemos esquecer do objetivo de fortalecer a consciência de que fomos chamados por Jesus, e em uma única escolha d’Ele de amor e misericórdia por nós.

Após tivemos a 2º formação, feita por Daniel Fraga (Coordenador Arquidiocesano do Ministério Jovem da Arquidiocese de Sorocaba), com o
tema: “Transbordamento de amor”, esse amor que é sem medidas, e somente Deus pode nos oferecer, e é através desse amor que somos enviados para transbordar, deixar derramar aquilo que nós mesmos experimentamos de Jesus.

Tivemos também Adoração ao Santíssimo, marcada por entrega  total ao Senhor, ao colo do Senhor.  O sábado foi encerrado com a Santa Missa, presidida pelo Padre Thiago Queiroz Alves, que em sua homilia nos fazia lembrar de como é a separação do  joio e do trigo em uma colheita, e de que os jovens que escolheram estar em um final de semana em uma formação missionária são o trigo, pois como na separação do joio e do trigo, o trigo se curva para o vento, os jovens decidiram se curvar ao Senhor, e do quanto é importante a missão, para que continuem sendo a resposta para aquilo que a Igreja pede.

O domingo de formação também se iniciou com o santo terço e um momento de louvor e oração. E a terceira formação, feita por Adriano Souza (coordenador estadual do Ministério Jovem de São Paulo), com o tema: “Evangelizadores com Espírito”, de que nós somos uma resposta da Igreja, do ardor missionário, somos uma missão!  De que nossa alma tem que estar sedenta constantemente de Deus, e que é Ele, é o Santo Espírito que nunca nos desampara, é Ele quem convence as pessoas, e que nunca será possível haver evangelização sem a ação d’Ele, é Ele quem convence, transforma e age! E que um missionário plenamente devotado ao seu trabalho, experimenta o prazer de ser um manancial que refresca a vida do outro!

A 4º formação, também passada por Adriano Souza, com o tema: “Maria, mãe da alegria missionária! ”  Que além de ser serva, Maria é mãe de Deus, ela nos ensina a como levar aquele que é o motivo da nossa verdadeira alegria, e de que nós como ela devemos fazer as pessoas estremecerem com essa alegria!

Após tivemos o almoço, e seguido de um momento de partilha, onde os jovens partilharam do que os levaram a formação, dos passos dados, e do quanto através do encontro Deus pode agir, da visão e de tudo aquilo que absorveram, e das graças por Deus derramadas!  E também uma dinâmica do querigma, colocando em prática o que aprenderam, e assim se encerrou o Encontro de Formação Missionária, com jovens que a partir de seu sim, são convocados a florir a alegria missionária e transbordar o amor de Deus a todos!

Confira as fotos

  Acesse nossa página

Uma resposta para “Juventude responde ao que a Igreja pede!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *